Páginas

sábado, 29 de junho de 2013

Os bastidores da maternidade (bebe.com.br)

 Pois é, pessoal, mais uma matéria "roubada", mas que gostei muito, é muito real, e vale a pena conferir. Aliás, vale a pena conferir o site todo (link no fim do post). Muito bom!

"No corpo, na casa, no humor e até na família: como lidar com as mudanças que abalam qualquer mulher

Mãe e bebê em cena 

A cena que imaginamos quando estamos grávidas é quase uma pintura: uma mulher serena, sorrindo, que embala seu filho recém-nascido com calma, enquanto anda por sua casa organizada e perfumada com aquele delicioso cheirinho de bebê. O bebê logo dorme e ela, então, se arruma e senta-se para ler ou ver televisão enquanto espera a companhia do marido para, juntos, comerem e conversarem. Corta. 

Entra a cena real. Uma mulher cansada, descabelada, ainda de pijamas, tenta desesperadamente fazer o bebê dormir, caminhando a passos agitados enquanto desvia dos objetos que estão espalhados pelo chão. A casa cheira a cocô de bebê, a pia está cheia de louça e o lixo transborda de fraldas sujas. O bebê finalmente dorme, ela está prestes a entrar no banho para se livrar do cheiro de leite misturado com vômito que está impregnado em sua camisola, quando é interrompida por um choro. O marido chega e a encontra completamente perdida e com vontade de chorar. Quando finalmente resolve jantar, o marido já dormiu e a comida esfriou. Ela não se lembra quando foi a última vez que leu um livro ou assistiu TV. 

Quem é mãe se reconhece em algum momento como a personagem da cena real. A rotina com bebês pode até fluir com tranquilidade em alguns dias, mas a verdade é que, na grande maioria, qualquer pequena alteração muda todo o planejado, tornando a sequência dos fatos a mais improvável possível. Por isso mesmo, a dinâmica das tarefas pode se tornar estressante. Os bebês não querem saber se é uma boa hora para acordar, chorar ou fazer cocô. Eles simplesmente fazem, porque não são regidos por vontades externas. Eles seguem apenas suas necessidades e demoram a estabelecer padrões de comportamento. Por isso, o descanso que em uma determinada tarde dura quatro horas, na seguinte dura apenas duas. Esta inconstância pode ser frustrante para as mães, que esperavam uma vida mais programada e tranquila. 

Flavia Penido, psicóloga que trabalha com mães e bebês em São José dos Campos, explica: "os bebês precisam de atenção integral. Até que a família entenda seus hábitos de sono e alimentação, todos ficam muito cansados e se forma um pequeno caos até que, com muita dedicação, a harmonia volta a reinar, aos poucos". Quer dizer que tudo volta a ser como antes? "Jamais, todos mudam no processo e é uma nova organização que se estabelece", esclarece Flávia. 


A protagonista: quem é essa mulher? 

Além da dificuldade em entender os mecanismos do bebê, a nova mãe também não se reconhece em seu novo papel. Se antes era uma mulher segura, agora se sente em dúvida e com medo de estar fazendo algo errado. Sua vaidade deu lugar à uma pessoa cansada, com um corpo totalmente diferente. Seu visual agora contempla cabelos caindo (sim, eles vão cair, mas voltam a crescer), unhas fracas e leite vazando e, o pior, ela parece não se importar muito. Até mesmo sua paciência anda sumida: não tem mais tempo para telefonemas longos, dar atenção à uma amiga mais exigente torna-se quase impossível e o bom-humor para encarar eventos familiares e vida social parece ter desaparecido. Os palpites a irritam, especialmente quando todos querem saber mais de bebês do que ela. Tudo que quer é dormir. Não tem ânimo para o romance e, não raro, cochila nos primeiros minutos da leitura ou do filme que decide assistir. A impressão que tem é que jamais voltará a ser a mulher de antes e que mal consegue dar conta da maternidade. 

No entanto, apesar de desconfortáveis, essas sensações são normais e fazem parte do processo de tornar-se mãe. Flávia explica: "geralmente a mãe sente tanto o impacto das mudanças que às vezes duvida da sua capacidade. Ela não é mais aquela mulher que o parceiro conhecia, esquece das coisas, deixa de fazer o que costumava, e não tem mais a mesma atenção para o parceiro e para os outros. Quando o bebê chega, ela fica muito conectada às necessidades dele, entra em um estado emocional diferenciado e é preciso que se permita ser assim, é fisiológico que seja assim por um tempo. A mulher precisa largar mão, deixar que as coisas do mundo sigam sem seus cuidados, para que possa assumir a forte ligação que agora começa com seu bebê". 

Felizmente, é apenas um período de adaptação ( que a bem da verdade, pode durar meses), e que passa conforme mãe e bebê vão se conhecendo melhor, ajustando ritmos, demandas e expectativas. 


O ensaio 

A psicóloga explica como é importante que a mulher se prepare para este processo, sabendo que, talvez, demore um pouco até que se encontre como mãe. Flávia aconselha também a planejar o lado prático: "É importante desde a gestação a mulher conversar com seu parceiro e com familiares sobre o apoio que vai precisar. Esse apoio é importante não para os cuidados do bebê, mas para as outras coisas da sua vida, como a casa, a cozinha e a atenção ao marido". 

Antes do que imagina, a nova mãe encontra tempo para um novo corte de cabelo ou para cuidar um pouco mais de si. Para a vida romântica do casal, também é preciso paciência até que os hormônios se estabilizem, a libido finalmente volte a dar o ar da graça e a mulher descubra um jeitinho de fazer o bebê dormir para, com disposição, retomar sua vida sexual. As pessoas próximas podem ajudar, colaborando com o lado prático (que tal levar um prato pronto quando for visitar?) e, principalmente, exigindo menos desta mulher e ajudando-a encarar tudo com mais leveza. "


 Matéria no bebe.com.br

2 comentários:

  1. Oi Gabi,adorei a materia... Parabens pelos gemeos! Nossa to gravida de 6 semanas e minha barriga ta enorme,acho q è gemeos tbm...
    Fico.me aginando nessa materia ai,toda descabelada,com a casa cheia.de.brinquedos espalhados,se for gemeos,os 2 chorando ao mesmo tempo rsrs nossa deve ser meio complicado... Vou ficar visitando seu blog,gostei,tbm tenho um,mais ta b no.inicio... Se quizer visitar,aparece la... Se vc tiver Whatsapp me add pra gente conversar 09881756798 bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muuuito obrigada! Cara, acho que isso da barriga grande nem é relevante, pq eu fui criar barriga lá pras 16 semanas...
      Quanto à bagunça: você acostuma! hahahah
      nem tenho whataspp e p falar a verdade nem sei o que é ): Me passa qualquer outra coisa pra te contatar!
      bjssss

      Excluir

Friends