Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Planejar a gravidez na adolescência.

Oulá! Sofia e Caio deram um tempinho, e cá estou.
Então, eu participo da comunidade do BabyCenter, não ativamente, mas participo. No grupo "Mãe antes dos 20" existem infinitos tópicos sobre garotas de 14 a 19 anos que tentam ter bebês. Eu, antes de ficar grávida, não sabia que em algum lugar do planeta, em pleno século 21, existiam adolescentes que PLANEJAVAM a maternidade. 
 É sempre assim: uma garota diz que tentou por 1 ano (e eu por acidente engravidei de primeira, WHY????) e ficou grávida. Daí você vai olhar a "história" da mesma: "Comecei a ficar, depois de 1 semana sabia que ele era pra sempre, que a gente era feito um pro outro e decidimos ter um babyy' rsrs Juleison trabalha, minha familia apoia, temos condições de criar esse bebê e ele terá amor que é o que importa " Tá certo. A garota quer ter o babyy' rsrs, é um direito dela. Não é contra a lei engravidar antes dos 21 anos. Aí vêm a gestação. Longos 9 meses, que parecem o paraíso e o inferno misturados. A menina engorda, sente dores enquanto o corpo vai "alargando" (visto que uma menina antes dos +/- 20, não é preparada fisiologicamente pra ter um babyy' rsrs), a pele, muito nova que não possui tanta elasticidade, estica e as menos sortudas podem fazer até promessa, mas as estrias vêm. Os seios ficam grandes, você sente um calor de 40º quando na sua cidade tá fazendo 20º. Tem enjoos, tontura, sono, cansaço. Não dá pra dormir a partir das 26 semanas, porque você não acha posição confortável. Tudo que você quer é que o babyy' rsrs nasça logo, pra conhecê-lo e pra poder tirar pelo menos um cochilo às vezes. 
 Aí o babyy' rsrs nasce. Parece um conto de fadas, você não tá mais grávida e tem o amor da sua vida ali, nos seus braços. 
 Agora vamos por partes (falando a verdade nua e crua do que a garota de 15 anos vai sentir e pensar ao ter o bebê): 


  • Maternidade: ainda no hospital, é "aquela água". Gente te visitando, falando que o babyy' rsrs não é boneca. Sua mãe, ou a mãe de Juleison ficam te enchendo os pacová, falando que o babyy' rsrs tá com fome (SIM, a cada 20 minutos, ou menos). O babyy' rsrs, se nasceu antes das 36 semanas, ou depois das 40, é molão, não mama direito, e aquelas moças do aleitamento ficam te forçando a dar de mamar (o que é doloroso, exaustivo, chato.) Você tá cansada demais pra cuidar de um bebê, mas ele tá lá, é sua responsabilidade. Sabe aquele cochilo tão sonhado? Esquece. Pelo menos nos primeiros dias. Por mais que você consiga dormir, NUNCA mais vai ter sossego. Sua cabeça tá junto do babyy' rsrs, você só pensa nele. 

  •  Blues-puerperal: uma vontade louca de chorar, por qualquer motivo, que atinge 80% das mulheres que acabaram de dar a luz. É primo da depressão pós-parto (já já chegamos nela). Você se preocupa loucamente com o babyy' rsrs, imagina cenas do tipo: ele caindo, se sufocando, morrendo de fome. Você se sente mal com o seu corpo, que costuma ficar mais inchado após o nascimento do bebê. Você sente raiva do Juleison, da mãe dele, do cachorro dele. Você tem vontade de fugir quando o babyy' rsrs chora, ou quando tem que amamentar DE NOVO. Mas isso passa em, mais ou menos, 15 dias.

  • Depressão pós-parto: "Os especialistas ainda não sabem exatamente por que certas mulheres ficam deprimidas e outras não. Porém há certas situações que parecem aumentar o risco de uma depressão pós-parto. São elas: 

    • Já ter passado por uma depressão antes 

    • Depressão durante a gravidez 

    • Parto difícil 

    • Perda da própria mãe na infância 

    • Parceiro ou família ausentes 

    • Nascimento de um bebê prematuro ou com problemas de saúde 

    • Problemas financeiros, de moradia, desemprego ou perda de um ente querido " 

 babycenter

 - Muitas das meninas tentates, alegam ter sofrido depressão. Ta aí um fator de risco. 
 - Parceiros ou família ausentes. Já pensou se Juleison tem outra, ou simplesmente fica assustado com tudo que tá acontecendo e pica a mula?  Ou se seu pai/mãe para de falar com você? Já pensou se Juleison fica desempregado e a familia dele vira as costas? 
- Nascimento de um bebê prematuro ou com problemas de saúde. O que não é raro, já que você não tava fisiologicamente preparada pra ter um babyy' rsrs. Aliás, um dos fatores de risco pra ter bebê prematuro é ser menor de 18. 
Problemas financeiros, de moradia, desemprego ou perda de um ente querido. Vamos focar nos dois primeiros: Juleison fica desempregado, você vai morar com a sogra que mete o pitaco na criação do babyy' rsrs e você não pode falar nada, afinal, ela te sustenta. 
  
  Tudo descrito aí em cima, é matematicamente possível e provável que vá acontecer com garotas que planejam a gravidez achando que tudo é um mar de rosas. 

2 comentários:

  1. oi gabi de uma olhadinha no meu blog lá adorei o seu ja estou seguindo se quizer que eu divulgue o seu blog é só me da um tok que dai comento no meu...
    eu participo da comunidade mãe antes do 20 tbm
    seja bem vinda a vida de blogueira
    bjss
    meu e da Ana

    ResponderExcluir

Friends