Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

Sobre amamentação, vínculo mãe-filho e relactação.

BOA TARRRDE! Enfim, um post daqueles assuntos que dá trabalho pra falar...

Acho que nunca contei aqui, mas eu não tive a sorte de amamentar meus bebês exclusivamente até o 6º mês. Quer dizer, a sorte me sorriu mas eu não sorri de volta.

 O caso é que eu tinha leite suficiente (e até mais) pra suprir as necessidades dos bebês. Mas amamentar, no começo, não é fácil. As mamas doem, os mamilos racham, é cansativo, dá fraqueza....Mas, por outro lado, nos dá uma sensação enorme de "mãe". É maravilhoso produzir o alimento do seu filho e ter seu momento, ali, só com ele.
 Sim, é tudo muito bom, até que o bebê começa a ficar chorão demais, e alguém cheio de boas intenções (realmente, elas são boas) coloca AQUELA dúvida na sua cabeça: "será que ele não chora de fome?" "seu leite não é pouco não?" "nossa, acho que seu leite é fraco" E você, pra se livrar das dúvidas e dos comentários, dá a santa do pau oco fórmula (leite de vaca bombado com vitaminas que não chega aos pés do leite materno). No começo, eu tentei oferecer no copinho, e eles aceitavam, mas depois que a vovó apresentou a mamadeira quando eu estava longe...já era! Só aceitavam leite na mamadeira e no peito. Eu ordenhava leite e dava na mamadeira, mas um bico fez confusão com o outro e eles foram perdendo o interesse nas mamas da mamãe. 
 Eu fiquei mal com isso, porque o LM (leite materno) além de ser o melhor para o bebê em questões nutritivas, fortalece o vínculo da mãe com o filhote. E ta aí uma coisa que todo mundo fala, mas quase ninguém sabe ao certo o que é: Vínculo mãe-filho! O que é? De onde vem? Por que é tão importante?
Pra responder isso, vou roubar informações dos seguintes domínios: bebê.com.brGuia do Bebê e Ninho Materno.
Então, vamos lá: 


 O que é o famoso vínculo mãe-filho?

"É uma relação de afeto que se caracteriza pela reciprocidade. O cuidado da mãe para garantir a sobrevivência da criança representa e simboliza um investimento afetivo. Tais estímulos são recebidos pelo bebê, que gratifica-se com eles, ou não, e responde. Então, por exemplo, o bebê chora porque está com fome, a mãe oferece o alimento o bebê se acalma porque tem sua necessidade atendida, e isso gratifica a mãe. Estabelece-se, então, um ciclo de reciprocidade, permeado pelo afeto entre mãe e bebê. É a partir e através desse processo contínuo de interações entre a mãe e o bebê que o vínculo afetivo entre eles vai se construindo." 

Qual a origem?

"Muito antes de seu nascimento e ainda no ambiente intra-uterino, tem início a formação do vínculo entre a futura mamãe e seu bebê. Trata-se de um processo de comunicação tão complexo quanto sutil e que torna possível esta troca íntima e profunda. O vínculo é de importância vital para o feto, pois precisa se sentir desejado e amado para propiciar a continuação harmoniosa e saudável de seu desenvolvimento.
A formação do vínculo não é automática e imediata, pelo contrário, é gradativa e, portanto, necessita de tempo, compreensão e amor para que possa existir e funcionar adequadamente. É, também, fundamental para que possa compensar os momentos de preocupações e reveses emocionais maternos e que todos nós estamos sujeitos no cotidiano."

E qual a importância?

"É através dessa ligação afetiva, recíproca e ativa, que se constrói a base para outros vínculos afetivos, formados no decorrer da vida. Não seria exagero considerar que essa primeira relação assume, dentro da vida emocional do indivíduo, um papel determinante nos relacionamentos e escolhas de sua vida. É a base da confiança que o ser humano estabelece com o mundo."  

 Sabendo da importância da construção e fortificação desse vínculo, e que a amamentação é um dos principais meios pra isso, a mamãe que vos escreve ficou pesarosa por não ter insistido mais na amamentação. 
 Até que certo dia (há duas semanas), li sobre mamães adotivas que amamentavam seus bebês, e pensei comigo "se uma mulher que não tem aquela 'injeção' de hormônios que a gravidez proporciona, consegue amamentar um bebê, eu que já amamentei também posso". Fui atrás de informações e descobri uma técnica chamada RELACTAÇÃO
 Pra explicar direitinho o que é a relactação, vou usar informações dos sites que me ajudaram: amamentação, alimentação e saúde infantil e leite do peito

"Relactação é uma técnica que, ao mesmo tempo em que supre a alimentação, incentiva a sucção no peito, levando o bebê a reaprender esse mecanismo,.
Por sua vez, a sucção induz a produção do leite, pela estimulação dos hormônios prolactina e ocitocina.

O objetivo principal da Relactação é resgatar a Amamentação e a produção de leite diminuída ou perdida.

Indicada para bebês que:

• Deixaram o peito para usar  a mamadeira, e a mamãe quer voltar a amamentá-lo;
• Com sucção pouco eficiente, ordenhando pouco leite e com baixo peso;
• Que rejeitaram o peito;
• Prematuros que não conseguem ordenhar todo o leite necessário;
• Doentes – cardíacos e outros – que não podem fazer esforço
• Portadores de síndromes, caso haja dificuldades;
• Recém-nascidos cujo colostro da mãe não desceu.
• Mães que tomaram medicamentos para secar o leite e querem retomar a amamentação
• Com hipogalactia" 

 Pra fazer, é tudo muito simples: você precisa de uma mamadeira e uma seringa nasogástrica ou uretral nº 4 ou 5.

Foto1-Sonda

 "Você prepara a mamadeira com o leite artificial normalmente, como se fosse dar a mamadeira ao bebe. Depois da mamadeira pronta voce coloca um caninho bem fininho (sonda nasogástrica ou uretral, nº 4 ou 5, vide foto) dentro do bico da mamadeira. Este caninho é colocado junto ao bico do peito e os dois são colocados na boca do bebê (pode-se também gotejar algumas gotas de leite artificial em cima do peito para que a crianca queira sugar)." 

 Euzinha, mera mortal e poser de boa mãe, comecei a fazer a relactação. Sem sucção alguma eu já tinha leite (pequenas gotas), então comecei a ordenhar a cada 2 horas, beber muuuito liquido, e comer alimentos que estimulam o leite: 

"- Arroz Integral
- Aveia
- Canjica
- Castanhas
- Milho e Derivados
- Nozes
- Trigo Integral.
Beterraba
- Cenoura
- Espinafre.

 Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

FRUTAS úteis que estimulam a Lactação:
- Amoras
- Morangos
- Laranja-lima
- Lima-da-pérsia
- Graviola
- Pinha
- Fruta-do-conde
- Mamão
- Uva
- Jaca
- Melão
Obs: Se for o tempo (época da fruta), utilize amoras e morangos na primeira e na última refeição. 

 Orientações retiradas do livro: Saúde pelas Plantas. Páginas 119 a 123. Eliza S. Biazzi. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo. 1994.

São recomendados também:
- Amendoim
- Banana
- Côco
- Figo
- Maçã
- Mamão
- Jaca
- Pêra
- Uva.

 Orientações retiradas do livro: Medicina de A a Z. Páginas 85 a 86. Carlos Nascimento Spethmann. Editora Natureza. Setembro de 2004. 7ª Edição.

 CHÁS e PLANTAS que estimulam a Lactação:
- Anis verde
- Melissa
- Urtiga
- Angélica
- Erva-doce
- Cidreira
- Hortelã"

Preparei as mamas durante essas semanas e hoje vou colocar os bebês pra mamar com a sonda! Enfim, espero mesmo que dê certo porque meu desejo sempre foi amamentar! OREM POR MIM risos. 

beijinho, beijinho, tchau, tchau! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Friends